UNIVERSIDADE
DO ESTADO DA BAHIA – UNEB PRÓ –
REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
PLANO
NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA
EDUCAÇÃO
BÁSICA – PLATAFORMA FREIRE – UAUÁ BAHIA
OFINAS
ARTICULADAS
PROFESSORES:
NELIO APARECIDO E MARIA IDALINA
ANTÔNIO
DE SOUZA SANTOS
CAMILA
COSTA DO CARMO
CELSO
RODRIGUES DA SILVA
DORISNEIDE
FELIX GONÇALVES
ELIZETE
GONÇALVES DE SENA
KLÉBIA
FERREIRA DOS SANTOS
LUZIANE
GONÇALVES CORDEIRO
NELMA
DIAS DA SILVA
ROZA
PERPÉTUA ALVES DOS SANTOS
ROGÉRIO
GONÇALVES DIAS
ÁFRICA
E BRASIL: DOIS POVOS UMA SÓ HISTORIA
UAUÁ-BA/
2013
ÀFRICA
E BRASIL: DOIS POVOS UMA SÓ HISTORIA
ARTESANATO AFRO-BRASILEIRO
UAUÁ-BA/2013
INTRODUÇÃO
Este projeto tende a caracterizar
o artesanato afro-brasileiro, subsídio e não como receitas feitas, impostas,
para situar esse tipo de trabalho, a fim de conhecer por meio de pesquisa,o tema prescrito
artesanato africano em conjunto à arte brasileira, que se fundem, para dar
origem a uma miscigenação cultural, com identidade própria ao dois povos, e
características marcantes de cada arte, sendo o africano,com maior
acentuação,pois, ser protagonizam como a arte mãe, originária desse povo. Com maior
idade temporal, ancestral para os nossos.
Assim como em toda cultura, os
padrões urgentes adquiridos são espalhados, acompanhados, copiados e até mesmo
resguardados sendo dirigidos a poucos. O artesanato tornou-se instrumento de
conduta e renda para determinada sociedade, que com o tempo muda da mesma
maneira que ocorrem às transformações do próprio homem no contexto secular.
Tal reflexão pode ser feita de
maneira social cultural e até mesmo antropológica. Para conhecer a diversidade
presente nessa sociedade, tão distante, se tratando de termos territoriais e
colonizadores, mesmo que forçados o artesanato se estabelece como riqueza
global de um povo, que busca sua própria identidade em uma sociedade, que se
eleva, pelos trabalhos desenvolvidos dentro dela, assimilando com a cultura
local valorizada, pelas ações decorrentes desses trabalhos, levando a criar
vínculos e laços preestabelecidos pela cultura local vigente.
JUSTIFICATIVA
A cultura afro-brasileira vem
sendo aos poucos disseminada pela mídia onde alguns artistas divulgam seus
trabalhos numa perspectiva de ampliar sua produção e despertar o interesse da
sociedade pela sua arte. Apesar dessa prática manufatureira venha nos dias de
hoje sendo propagada rapidamente no meio social, a escola como uma fonte de
construção, conhecimento e desenvolvimento cultural e social, ainda não
contempla ações que atendam às necessidades impostas pela sociedade.
Neste sentido faz-se necessário a
construção de um projeto que vise à implantação dessa cultura no meio
educacional, mostrando sua importância econômica e social, fazendo-se oportuno
trazer a discussão sobre a cultura afro-brasileira focalizando sua identidade,
juntamente com os padrões homogeneizantes, desvalorizando e negligenciando a
heterogeneidade e a diversidade de nossa cultura, omitindo a presença partícipe
dos descendentes de escravos.
Desse modo, parece-nos oportuno,
trazer a discussão da cultura afro-brasileira enfatizando a arte e a estética dentro
do artesanato.
OBJETIVOS:
GERAL:
·
Perceber as influências multifuncionais
dos dois povos, através da arte manufatureira, através do tempo abrangendo
algumas de suas dimensões.
ESPECÍFICOS:
·
Informar o que é arte artesanal
manufatureira;
·
Apresentar as variadas formas de
artesanato;
·
Perceber a importância dessa arte para
sua cultura;
·
Despertar o interesse pelo artesanato;
·
Comparar as influências culturais entre
os dois povos;
·
Conhecer as características marcantes
nos traços, formas, cores e texturas;
·
Discutir a riqueza que esta arte
transmite;
·
Informar sobre a renda que esta arte
proporciona;
·
Recriar as variadas formas de artesanato
através da observação;
REFERENCIAS BIBLIÓGRAFICA
Cultura afro-brasileira, é dominada como o conjunto de manifestações culturais
do Brasil que sofreram algum grau de influência
da cultura
africana desde os
tempos do Brasil
colônia até a
atualidade, trazida pelos colonizadores, em sua maior parte nos navios de
tráfico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência
das culturas européias que também vinham a populacionar o país (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de
origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras
referências culturais.
A cultura
africana pode ser encontrada em traços fortes hoje com variados aspectos da
cultura brasileira, como a música
popular, a religião,
a culinária,
o folclore e as festividades populares. Os
estados da Bahia, Pernambuco,
Espírito Santo Maranhão,
, Alagoas, Minas Gerais, , Rio de
Janeiro, São Paulo e Rio Grande do
Sul foram os mais
influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de
escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos
escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região
Nordeste.
Tradicionalmente,
sem um olhar mais apurado na época colonial e no século XIX, os aspectos da
cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização
a partir do século XX que continua até os dias de hoje. Segundo a enciclopédia
virtual Wikipédia.
De acordo
com o colunista José Maria Nunes Pereira, a arte africana presente na
sociedade, predominantemente do campo, não se ousa a ser uma produção literária
da realidade, ou um objeto apenas de pura contemplação, mas ser designada como
parte apenas de consistência estética espiritual.
Embora
nascida e se estabelecido por uma profunda raiz, a arte afro-brasileira, também
chamada de “arte negra”, teve um percurso nos séculos que lhes possibilitou uma
visão extensa da sua importância, como da sua autonomia em relação às outras
culturas, em sua criatividade própria. Ela obteve um traçado de trocas entre as
outras culturas, principalmente com os europeus num mundo escravocrata, e o
católico, acarretando perdas e ganhos, continuidade e mudanças sem ter havido
uma distância ruptca.
Sua maior
função é a transmissão dos valores emocionais, retratando a vida da comunidade
as quais pertença, já que tenha um saber popular já estabelecido, como uma
habilidade de entendê-la, que antecede qualquer reflexão, se apreciados não
pelo que apresentam, mas pelo que representam.
Ela se
apresenta de forma clara sem a simetria, e a proporção que poderíamos esperar
de arte igualitária, quase sempre tem a cabeça grande, para representar a
personalidade, o saber, sobre tudo quando é o mais velho da comunidade.
Assim
como toda cultura, a africana,tem suas variações sobre a pressão étnica, mas
toda sobre a luz do Criador, que emite uma força vital, que circula por todo o
universo, e é passível a ser manipulada assim transferida por todos os seres,
pela intervenção dos ancestrais, tendo como intermediários - intérpretes os
emissários sacerdotes.
A arte
africana representa a utilização e costumes das tribos africanas. O objeto de
arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas como nas
esculturas a presença da figura humana identifica a importância e a preocupação
com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte
muito utilizada pelos artistas africanos usando-se os metais e materiais
preciosos, como: o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um
disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças
ocultas mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte
africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em
barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para
estabelecer a purificação e a ligação com suas entidades sagrada, são modeladas
em segredo na floresta, que serve de refúgio e habitat de meditação e
vigilância.
As origens
da história da arte africana estão situadas muito antes da história conhecida
em registros. Junto com a África Subs-ariana, as artes culturais das
tribos ocidentais, artefatos do Egito antigo,
e artesanatos indígenas do sul também contribuíram grandemente para a arte
africana. Muitas vezes, representando a abundância da natureza circundante, a
arte foi muitas vezes interpretações abstratas de animais, vida vegetal, ou
desenhos naturais e formas. Segundo o site enciclopédia virtual Wikipédia.
Arte africana na atualidade
As artes
tradicionais da África estão sendo ainda trabalhadas, gravadas e usadas dentro
de contextos tradicionais. Mas, como em todos os períodos da arte, importantes inovações também
têm sido assimiladas, havendo uma convivência dos estilos e modos de
procedimento já estabelecidos com essas inovações que surgem. Nos últimos anos,
com o desenvolvimento das comunicações e dos transportes dentro do continente,
um grande número de formas de arte tem sido difundido por entre as diversas
culturas africanas. A arte Africana tem uma coisa interessante. Você pode achar
semelhança entre dois países sem eles se assemelharem.
A arte
cristã, também tem sido observada nos trabalhos de artistas contemporâneos,
principalmente em igrejas
e catedrais
africanas. Nessa arte, já em terras brasileiras, está mais acentuada e maquiada
os traços africanos e seus derivados, pois, foram na sua maioria construída
pelo esforços escravistas da época. Vêem-se ainda na África, nos últimos anos,
um desenvolvimento de formas e estruturas ocidentais modernas, como bancos,
estabelecimentos comerciais e sedes governamentais. Os turistas também tem sido
responsáveis por uma nova demanda das artes, particularmente por máscaras
decorativas e esculturas africanas feitas de marfim e ébano.
As formas de arte africana
A pintura é
dirigida na decoração das paredes dos palácios reais, celeiros, das choupas sagradas. Seus
achaques, muito variados, vão desde formas essencialmente geométricas até a
reprodução de cenas de caça e guerra. Serve também para o fenecimento das
máscaras e para os adornos corporais. A mais
importante manifestação da arte africana é, porém, a escultura. A madeira é um
dos materiais preferidos. Ao trabalhá-la, o escultor associa outras técnicas
(cestaria, pintura, colagem de tecidos).
As máscaras africanas
Nas artes
plásticas africana, as "máscaras" são as formas mais conhecidas.
Compõem resumo de elementos simbólicos mais variados se convertendo em expressões da
vontade criadora do africano.
O que mais
impressionaram os povos europeus foram os objetos que mais se destacaram, desde
as primeiras exposições em museus do Velho Mundo, através de milhares de peças
roubadas do patrimônio cultural da África, embora sem reconhecimento de seu
significado simbólico.
A máscara
transforma o corpo do bailarino que guarda sua individualidade e, servindo-se
dele como se fosse um suporte vivo e animado, encarna a outro ser; sabichão,
animal mítico que é representando assim momentaneamente. Uma máscara é um ser
que protege quem a carrega. Está destinada a captar a força vital que escapa de
um ser humano ou de um animal, no momento de sua morte. A energia captada na
máscara é controlada e posteriormente redistribuída em benefício da
coletividade.
Esculturas
A arte em madeira, chamada de
“escultura em madeira” é produzida de diversas figuras que servem de atributos
às divindades, podendo ser cabeças de animais,
figuras indicativas a acontecimentos, fatos circunstanciais pessoais que o homem
coloca frente às forças. Existem também objetos que significam poder, como insígnias,
espadas animais.
as e lanças
com ricas esculturas em madeira recoberta por lâminas de ouro sempre denotando
um motivo alusivo à figura dos dignitários. Os instrumentos de uso cotidiano, portas e portais para suas casas, cadeiras
e utensílios diversos sempre repetindo os mesmo desenhos estilísticos. Contendo
também esculturas de mulheres com seus filhos representando a fertilidade.
Além das
esculturas em madeira existem os objetos com pedras, podem ser alternadas por canudilhos metálicos ou de seda e algodão.
Ferro
Os materiais
feito com ferro,
é utilizado a partir de uma prancha fundida mediante pressão e calor. São
confeccionados muitos predicados em várias formas pelos Abomei, de quem
é a imagem da entidade Gu, dono do ferro representado por uma figura
antropomorfa. Com a mesma técnica são encontrados vários atributos a variadas
entidades e também vários instrumentos musicais.
Nestas, os
detalhes da figura humana estão um pouco resumidos, enfatizando algumas marcas
regionais, e nisto, assim como nas proporções gerais, diferem das de Ifé, nas
que se percebe a procura dos modelos corporais, como se fossem retratos,
dentro de um tamanho menor. As cabeças de bronze apresentam variedades de
caracteres faciais, presos em detalhes perspicazes que permitem apreciar
diferentes expressões nos rostos e até incluem algumas deformações anatômicas.
Dentre a
necessidade de acentuar as transformações da sociedade, e valorização das
culturas populares nas escolas, foi criado um projeto de lei que incluirá no
currículo brasileiro o ensino da cultura afro-brasileira pela Lei de Diretrizes
e Bases da Educação (LDB), passando-se a exigir que as escolas brasileiras
de ensino fundamental e médio incluam no
currículo o ensino da História e Cultura
Afro-Brasileira.
AÇÕES
ü Escrever
os alunos na oficina;
ü Apresentar
o grupo de mediadores;
ü Instigar
os alunos sobre o tema que será abordado;
ü Proporcionar
novas informações;
ü Mostrar
os diferentes tipos de artesanato e o material utilizado para confecção dos mesmos;
ü Reproduzir
o artesanato que será exposto;
ü Participar
ativamente dos trabalhos propostos;
ü Socializar
os trabalhos através da culminância.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
Neste trabalho
estaremos apresentando o tema África e Brasil, dois povos e uma história, para
introduzirmos a temática CULTURA NO ARTESANATO enfatizando o seu conceito e
suas extensões e influências.
A princípio focaremos
na cultura africana e como ela se estende em nosso território, seja ela
nacional ou local para abranger aspectos e características marcantes daquela
cultura que foi trazida para o nosso país sobre fortes repressões, mais que se
tornou essencial inotória em nossa cultura.
Serão apresentados
utensílios de barro, palha, madeira, pedra, cerâmica, telha de cerâmica, fibras
de licurizeiro, cabaças, sisal, para que os alunos possam fazer uma comparação
desses materiais originários da África e quais suas influências em seu
cotidiano provocando certa discussão a respeito do que é o artesanato e como
ele pode ajudar a desenvolver a sua localidade.
Buscando o interesse
desses alunos pela cultura do artesanato local, usaremos como estratégias para
chamar atenção do quanto é importante a valorização, com a reprodução de alguns
desses materiais expostos para assim
criar nos alunos um senso de representatividade nos próprios traços dado à sua
arte reproduzida.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita
com base na participação e interação dos alunos na realização dos trabalhos.
Deve-se
observar a desenvoltura dos alunos nas atividades propostas. De modo a
verificar:
·
Compreende o tema proposto;
·
Demonstra interesse em participar dos
grupos;
·
Usa a leitura como fonte de pesquisa;
·
Assimila a exposição oral e pratica
junta equipe mediadora;
·
Desenvolve a construção do conhecimento
teórico e prático;
·
Respeita as etapas para a construção das
peças artesanais;
·
Desperta entusiasmo em conhecer a arte
afro-brasileira;
·
Desconstrói a idéia de desrespeito e
preconceito;
·
Valoriza a beleza dessa arte;
·
Participam da sistematização dos
trabalhos produzidos por conta própria;
·
Por meio de discussão, debate e
exposição.
Neste sentido despertem
a sensibilidade pela pintura e esculturas percebendo a presença da figura
humana que demonstra a preocupação com os valores éticos, morais e religiosos.
Referências
ENCICLOPÉDIA VIRTUAL
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte>
acessado em 17/03/2013
ARTESANATO
AFRICANO <http://www.artesanato.ipt.com.pt/artes/a>
acessado em 17/03/2013
ARTE DA ÁFRICA <http://www.watradehub.com/pt-pt/node/788>
acessado em 17/03/2013
A ARTE A
FRO-BRASILEIRA<http://www.raulmendesilva.pro.br/pintura/pag009.shtml>
acessado em 17/03/2013
ARTESANATO AFRICANO < http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_afro-brasileira>acessado
em 17/03/2013
Federal nº 10.639/03.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
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