QUESTIONÁRIO
SOBRE LOCALIZAÇÃO
1.Qual o título do mapa e sua finalidade com relação ao
espaço cartográfico desenvolvido?
·
Título: Mapa Político e Rodoviário da Bahia;
·
Tipo: Geral;
·
Finalidade: Apresentar limites entre municípios
e estrada, fronteira, oceanos Atlântico, distância rodoviárias em Quilômetro (Km),
calculado pelo trajeto mais curto ou indicado, população municipal.
2.Quais os tipos de escalas cartográficas existentes e como
são representadas?
·
Numérica em centímetro e Gráfica em Quilômetro
(Km).
3.Identifique qual o tipo de escala concentrada no mapa e
como posso transformar em outra escala?
·
Escala Numérica: 1: 1.200,000 :100000 = 0,12 Km.
Sabendo que 1cm no mapa, equivale a 12Km real.
4.Escolha dois pontos no mapa e meça a distância real em
quilômetro entre os mesmos.
·
Distrito de Serra da Canabrava à Uauá: 1,6 cm
x12=19,2 Km de distância real.
5.Escolha um ponto no mapa e apresente sua localização por
meio das coordenadas geográficas.
·
Ponto referencial Uauá – Aproximadamente 10º ao
Oeste e aproximadamente 40º ao leste.
6.Escolha uma área no mapa em estudo e apresente os arranjos
especiais existentes por meio da leitura da legenda da legenda e existente no
mapa.
·
Rio, limites de estados, distância de rodovia
parcelada (Km), população municipal, microrregiões homogêneas.
7. Escolha uma área no mapa e apresente seus limites ou
fronteiras por meio das rosas dos ventos.
·
Área estudada Município de Uauá.
·
Ao norte: Curaçá, ao sul: Monte Santo, ao leste:
Canudos e ao oeste: Andorinha.
·
Ao nordeste: Curaçá, ao sudeste: Canudos, ao
sudoeste: Monte santo, ao noroeste: Jaguarari.
8.
Oriente o norte do mapa ao norte verdadeiro da terra.
·
Girando o mapa ao norte da terra.
TAREFA
CARTOGRÁFICA
QUESTÃO 1.
Diferencie Cartografia enquanto:
·
Linguagem – É um sistema
código de comunicação, representados por fenômenos da superfície terrestre,
definidas sua localizações, distribuições, possibilitando análises de um espaço
por um mapa.
·
Alternativa
metodológica –
dentro do ensino/aprendizagem, permeia todos os conteúdos e disciplinas,
possibilitando a identificação/localização e objetos, bem como suas relações
intrínsecas, a compreensão dos conflitos inerentes ao próprio processo de
ocupação do espaço.
·
Conteúdo – Consiste no
processo de apreensão do espaço por meio da imagem, que demanda um conjunto de
conhecimentos específicos, com convenções particulares, permitindo a leitura e
interpretação do espaço.
QUESTÃO 2.
Especifique o caráter estratégico dos
conteúdos em Geografia.
·
Confere
por conseguinte, as habilidades e competências que são adquiridas em
decorrência da apropriação dos mesmos, possibilitando a compreensão do mundo,
afetando ao próprio objeto de estudo da Geografia, o espaço e tem
condicionantes, e não se restringem a mera apropriação de conteúdo específicos.
QUESTÃO 3.
Explique a importância dos processos de
mediação na prática pedagógica em Geografia em geral e na Cartografia escolar,
em particular.
·
É
o envolvimento de pessoas envolvidas no mesmo contexto de aprendizagem, fazendo
inferência a todo instante, estabelecendo indução ou dedução sobre o assunto,
principalmente do presenciado, vivido, expressando uma mediação para a
construção da aprendizagem, construindo argumentos, teorizando e posteriormente
aplicando. Cabe ao professor interferir e orientar as discursões dialógicas,
para a busca da aplicabilidades prática. É essa associação permanente com a
realidade imediata, vivenciada pelo sujeito da aprendizagem, que possibilita o
significado aos conteúdos abordados.
APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA DE GRÁFICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Elza Yasuko Passini
As habilidades
de leitura e construção das representações gráficas parece ser um meio
particularmente privilegiado para participar da era da comunicação, por terem
organizações lógicas, prendendo-se a essência, permitindo a leitura, com
economia de tempo. Contudo, desvendar a relação entre sujeito e objeto nas
produções e leitura de gráficos.
No ensino da
geografia a linguagem gráfica deve ser incluída, ao lado de outras linguagens
não-verbais, viabilizando à leitura de mundo, Buscando a autonomia, para acessar
informações e concluirmos um pensamento próprio. Já que segundo Ricupero
(1995), “Ser informado é ser livre. [...] Ser livre é poder escolher, é preciso
ter informações [...].
É preciso
incentivar as escolas buscar uma autonomia circunstancial que favoreçam
reflexões, pensamento crítico, criatividade, proposta de mudança, tomada de
decisões. Pois, “decidir é escolher, e escolher é, de início, informar-se”
(Bertin, 1986).
O gráfico
possibilita leitura imediata, pois o mesmo é visual, organizado de forma
lógica, prendendo-se à essência. É uma linguagem universal, permitindo ver informações.
Bertin diz que
uma imagem venha a falar, ou seja, comunicar-se, é preciso que haja interação
entre o produtor e o leitor com o gráfico. E sugere também que tentemos
diferentes ordenações e agrupamentos, até conseguir uma imagem que “fale”.
Bertin e Piaget,
concordam que os alunos precisam vê, ler e agir, sobre o objeto.
Especificamente, Bertin nos fala, que, que o Objeto precisa “falar”, para ser
visto, lido e entendido e Piaget, diz que o sujeito precisa agir sobre o Objeto
para desvendá-lo em sua estrutura e assimilá-lo.
Os estudos
teóricos sobre a estrutura do sujeito e do objeto somados às análises das
investigações de campo, mostram a necessidade de um trabalho de orientação para
a produção, leitura e compreensão dessa linguagem com aluno.
Bertin propõe
uma gramática gráfica, usando a lógica na seleção das variáveis visuais,
mantendo a coerência na relação entre dados, facilitando sua compreensão entre
os alunos, e a utilize na elaboração de gráficos. Ele defende também a
necessidade de ama aprendizagem específica, pois tanto quem elabora quanto quem
lê, precisa conhecer a gramática gráfica.
O sujeito dessa
interação, percorre por várias caminhos, para a continuidade de investigação,
como:
·
Trabalho
para o ciclos iniciais do ensino fundamental;
·
Estudos
que considere trabalhos introduzindo gráficos com modalidade de recursos
informatizados;
·
Divulgação
de trabalhos;
·
Ênfase
na função pedagógica das representações gráficas;
·
Análise
sistemática dos documentos cartográficos.
Esses elementos metodológicos facilitará
o trabalho do professor, na utilização de gráficos de forma eficaz.
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