terça-feira, 2 de dezembro de 2014

QUESTIONÁRIO SOBRE LOCALIZAÇÃO A PARTIR DA SALA DE AULA PARA ALÉM DELA: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA ESCOLAR EM CARTOGRAFIA

QUESTIONÁRIO SOBRE LOCALIZAÇÃO
1.Qual o título do mapa e sua finalidade com relação ao espaço cartográfico desenvolvido?
·         Título: Mapa Político e Rodoviário da Bahia;
·         Tipo: Geral;
·         Finalidade: Apresentar limites entre municípios e estrada, fronteira, oceanos Atlântico, distância rodoviárias em Quilômetro (Km), calculado pelo trajeto mais curto ou indicado, população municipal.
2.Quais os tipos de escalas cartográficas existentes e como são representadas?
·         Numérica em centímetro e Gráfica em Quilômetro (Km).
3.Identifique qual o tipo de escala concentrada no mapa e como posso transformar em outra escala?
·         Escala Numérica: 1: 1.200,000 :100000 = 0,12 Km. Sabendo que 1cm no mapa, equivale a 12Km real.
4.Escolha dois pontos no mapa e meça a distância real em quilômetro entre os mesmos.
·         Distrito de Serra da Canabrava à Uauá: 1,6 cm x12=19,2 Km de distância real.
5.Escolha um ponto no mapa e apresente sua localização por meio das coordenadas geográficas.
·         Ponto referencial Uauá – Aproximadamente 10º ao Oeste e aproximadamente 40º ao leste.
6.Escolha uma área no mapa em estudo e apresente os arranjos especiais existentes por meio da leitura da legenda da legenda e existente no mapa.
·         Rio, limites de estados, distância de rodovia parcelada (Km), população municipal, microrregiões homogêneas.
7. Escolha uma área no mapa e apresente seus limites ou fronteiras por meio das rosas dos ventos.
·         Área estudada Município de Uauá.
·         Ao norte: Curaçá, ao sul: Monte Santo, ao leste: Canudos e ao oeste: Andorinha.
·         Ao nordeste: Curaçá, ao sudeste: Canudos, ao sudoeste: Monte santo, ao noroeste: Jaguarari.

8. Oriente o norte do mapa ao norte verdadeiro da terra.
·      Girando o mapa ao norte da terra. 




TAREFA CARTOGRÁFICA 
        
QUESTÃO 1.

Diferencie Cartografia enquanto:

·         Linguagem – É um sistema código de comunicação, representados por fenômenos da superfície terrestre, definidas sua localizações, distribuições, possibilitando análises de um espaço por um mapa.
·         Alternativa metodológica – dentro do ensino/aprendizagem, permeia todos os conteúdos e disciplinas, possibilitando a identificação/localização e objetos, bem como suas relações intrínsecas, a compreensão dos conflitos inerentes ao próprio processo de ocupação do espaço.
·         Conteúdo – Consiste no processo de apreensão do espaço por meio da imagem, que demanda um conjunto de conhecimentos específicos, com convenções particulares, permitindo a leitura e interpretação do espaço.

QUESTÃO 2.

Especifique o caráter estratégico dos conteúdos em Geografia.

·         Confere por conseguinte, as habilidades e competências que são adquiridas em decorrência da apropriação dos mesmos, possibilitando a compreensão do mundo, afetando ao próprio objeto de estudo da Geografia, o espaço e tem condicionantes, e não se restringem a mera apropriação de conteúdo específicos.

QUESTÃO 3.

Explique a importância dos processos de mediação na prática pedagógica em Geografia em geral e na Cartografia escolar, em particular.

·         É o envolvimento de pessoas envolvidas no mesmo contexto de aprendizagem, fazendo inferência a todo instante, estabelecendo indução ou dedução sobre o assunto, principalmente do presenciado, vivido, expressando uma mediação para a construção da aprendizagem, construindo argumentos, teorizando e posteriormente aplicando. Cabe ao professor interferir e orientar as discursões dialógicas, para a busca da aplicabilidades prática. É essa associação permanente com a realidade imediata, vivenciada pelo sujeito da aprendizagem, que possibilita o significado aos conteúdos abordados.
  

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE GRÁFICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
                                                                                     Elza Yasuko Passini

  

As habilidades de leitura e construção das representações gráficas parece ser um meio particularmente privilegiado para participar da era da comunicação, por terem organizações lógicas, prendendo-se a essência, permitindo a leitura, com economia de tempo. Contudo, desvendar a relação entre sujeito e objeto nas produções e leitura de gráficos.

No ensino da geografia a linguagem gráfica deve ser incluída, ao lado de outras linguagens não-verbais, viabilizando à leitura de mundo, Buscando a autonomia, para acessar informações e concluirmos um pensamento próprio. Já que segundo Ricupero (1995), “Ser informado é ser livre. [...] Ser livre é poder escolher, é preciso ter informações [...].
É preciso incentivar as escolas buscar uma autonomia circunstancial que favoreçam reflexões, pensamento crítico, criatividade, proposta de mudança, tomada de decisões. Pois, “decidir é escolher, e escolher é, de início, informar-se” (Bertin, 1986).
O gráfico possibilita leitura imediata, pois o mesmo é visual, organizado de forma lógica, prendendo-se à essência. É uma linguagem universal, permitindo ver informações.
Bertin diz que uma imagem venha a falar, ou seja, comunicar-se, é preciso que haja interação entre o produtor e o leitor com o gráfico. E sugere também que tentemos diferentes ordenações e agrupamentos, até conseguir uma imagem que “fale”.
Bertin e Piaget, concordam que os alunos precisam vê, ler e agir, sobre o objeto. Especificamente, Bertin nos fala, que, que o Objeto precisa “falar”, para ser visto, lido e entendido e Piaget, diz que o sujeito precisa agir sobre o Objeto para desvendá-lo em sua estrutura e assimilá-lo.
Os estudos teóricos sobre a estrutura do sujeito e do objeto somados às análises das investigações de campo, mostram a necessidade de um trabalho de orientação para a produção, leitura e compreensão dessa linguagem com aluno.
Bertin propõe uma gramática gráfica, usando a lógica na seleção das variáveis visuais, mantendo a coerência na relação entre dados, facilitando sua compreensão entre os alunos, e a utilize na elaboração de gráficos. Ele defende também a necessidade de ama aprendizagem específica, pois tanto quem elabora quanto quem lê, precisa conhecer a gramática gráfica.
O sujeito dessa interação, percorre por várias caminhos, para a continuidade de investigação, como:
·         Trabalho para o ciclos iniciais do ensino fundamental;
·         Estudos que considere trabalhos introduzindo gráficos com modalidade de recursos informatizados;
·         Divulgação de trabalhos;
·         Ênfase na função pedagógica das representações gráficas;
·         Análise sistemática dos documentos cartográficos.
Esses elementos metodológicos facilitará o trabalho do professor, na utilização de gráficos de forma eficaz.



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