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Qual o seu conceito sobre o ensino da Língua
Portuguesa e a importância do conhecimento da psicogênese?
Ao estudar o
português, nossa língua mãe, estamos perpetuando uma comunicação particular e
extensiva, que é maior do que qualquer outra, estando em nosso próprio território.
Através do conhecimento adquirido em saber ler, escrever, interpretar, o
domínio do português em condições básicas, nos trás uma boa comunicação nos
círculos interpessoais e semi-padronizados, levando-nos ao sucesso profissional,
já que falar bem é essencial para a autoestima de qualquer um e no destaque do
mercado de trabalho.
Por esse
motivo, ter uma boa comunicação e conhecimento gramatical, facilita a vida nos
entorno sociais, e possibilita a aprendizagem de outras esferas disciplinares
dentro de um currículo.
Quando se tem
um bom conceito da língua, o desenvolvimento contextual aprimora a
sistematização dos estudos. Conhecer as regras gramaticais, e quando se coloca
em prática, estamos vivenciando o desenvolvimento da língua. E quando se tem
uma prática de leitura, nos destacamos na compreensão da realidade, levando-nos
ao letramento. Mesmo sabendo que um ser letrado, não só se encontra através da
escrita e leitura. Já é sabido, que as manifestações linguísticas são códigos,
que transferimos a varias reflexões, e que temos que nos entender para que haja
uma interação sequencial.
A nossa comunicação
está entrelaçada a várias formas de entendimento. Gestos, olhares, palavras,
escritos, imagens, descrevem que temos um universo a ser explorando cada vez
mais, e que o mundo extremamente globalizado lança a cada dia novas formas de
comunicação e de como nos dirigimos a ele.
Entendendo a
psicogênese como um remetente a um direcionamento das questões de aprendizagem,
coloca-se em dúvida, a prontidão da alfabetização, já que as habilidades
consideradas como pré-requisitos, para que a criança aprenda de maneira
engessada, através de cartilhas apontadas como o único caminho para alfabetizar,
não mais favorece a um ensino buscado pelo letramento, ou seja, conhecimento de
mundo, criticidade.
É por meio dos
níveis de aprendizagem, que podemos detectar o caminho para um certo conceito
de alfabetização e letramento do nosso aluno, pois, nos possibilita a
estabelecer e compreender o processo de construção do seu próprio conhecimento,
vindo de todos os lugares por onde elas passaram e consequentimente passarão,
fixando sua estrutura de conhecimento, como desvendar o mundo ao seu redor.
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