terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Língua portuguesa e a importância da Psicogênese

Ø  Qual o seu conceito sobre o ensino da Língua Portuguesa e a importância do conhecimento da psicogênese?

Ao estudar o português, nossa língua mãe, estamos perpetuando uma comunicação particular e extensiva, que é maior do que qualquer outra, estando em nosso próprio território. Através do conhecimento adquirido em saber ler, escrever, interpretar, o domínio do português em condições básicas, nos trás uma boa comunicação nos círculos interpessoais e semi-padronizados, levando-nos ao sucesso profissional, já que falar bem é essencial para a autoestima de qualquer um e no destaque do mercado de trabalho.
Por esse motivo, ter uma boa comunicação e conhecimento gramatical, facilita a vida nos entorno sociais, e possibilita a aprendizagem de outras esferas disciplinares dentro de um currículo.
Quando se tem um bom conceito da língua, o desenvolvimento contextual aprimora a sistematização dos estudos. Conhecer as regras gramaticais, e quando se coloca em prática, estamos vivenciando o desenvolvimento da língua. E quando se tem uma prática de leitura, nos destacamos na compreensão da realidade, levando-nos ao letramento. Mesmo sabendo que um ser letrado, não só se encontra através da escrita e leitura. Já é sabido, que as manifestações linguísticas são códigos, que transferimos a varias reflexões, e que temos que nos entender para que haja uma interação sequencial.
A nossa comunicação está entrelaçada a várias formas de entendimento. Gestos, olhares, palavras, escritos, imagens, descrevem que temos um universo a ser explorando cada vez mais, e que o mundo extremamente globalizado lança a cada dia novas formas de comunicação e de como nos dirigimos a ele.
Entendendo a psicogênese como um remetente a um direcionamento das questões de aprendizagem, coloca-se em dúvida, a prontidão da alfabetização, já que as habilidades consideradas como pré-requisitos, para que a criança aprenda de maneira engessada, através de cartilhas apontadas como o único caminho para alfabetizar, não mais favorece a um ensino buscado pelo letramento, ou seja, conhecimento de mundo, criticidade.

É por meio dos níveis de aprendizagem, que podemos detectar o caminho para um certo conceito de alfabetização e letramento do nosso aluno, pois, nos possibilita a estabelecer e compreender o processo de construção do seu próprio conhecimento, vindo de todos os lugares por onde elas passaram e consequentimente passarão, fixando sua estrutura de conhecimento, como desvendar o mundo ao seu redor.

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