No dia 24 de março de 2014 na
Escola Municipal São José, a aula teve início as 8 horas matutinas, regido pelo
professor Celso Rodrigues da silva, com a introdução da rotina diária (orar, fazer a chamada, marcar
o calendário, verificar como está o tempo e fazer a chamada). Em seguida foi
dado início o momento deleite, onde é contado uma história infantil para o
deleite das crianças. Ao fazer todo o comentário da história e a apresentação
das informações contidas no livro, deu-se início a aula de língua portuguesa,
onde o tema principal foi as vogais, focando na letra e no som “A”.
Apresentou-se figuras e nomes com a letra em questão, para o reconhecimento
perante os alunos. Dada toda a explanação, fizemos uma atividade simples.
Neste novo momento, iniciou-se a aula de matemática,
que tinha como assunto principal “Os números naturais” focando o Zero, um, e
dois, para também o reconhecimento dos alunos sobre o assunto estudado. Também
fez-se exercício de fixação simples.
A aula de Ciências ficou adiada para o dia seguinte 25
de março, pois os alunos ainda estão trazendo o material escolar de auxílio
para as aulas. Para arrumar e conferir todo o material junto a eles, o tempo da
aula foi prejudicado, quanto ao planejamento. Foram passados exercício de
fixação dos assuntos dado nas aulas, para ser feito em casa.
No segundo dia da semana, dia 25 de março, uma
terça-feira, começamos a aula no esmo horário de sempre as oito horas matutinas
com as rotinas. Logo após fizemos o “momento para gostar de ler” e o “momento
deleite”, com mais uma história escolhida a partir da necessidade do dia, que
teve como título “tanto, tanto”, uma história que falava da família.
Em seguida, fizemos uma atividade onde tivemos a
oportunidade de conhecer a força do membros e os lados do corpo: direito e
esquerdo, com o auxílio de uma bola, usando o corpo como estratégia de ensino,
fazendo com que os alunos reconheçam as semelhanças e diferenças, e as variadas
formas de movimento que eles poderão fazer com e sem o comando do professor e o
auxílio do brinquedo.
Dado o termino da aula de ciências, entramos na aula
de Língua Portuguesa, onde foi apresentado um pequeno texto para a
identificação da vogal “E” dentro do mesmo, apontando-a com um círculo.
Então foi distribuído as tarefas de fixação dos
assuntos estudados em sala para casa.
No dia 26 do mesmo mês, também foi iniciado a aula com
a rotina diária. “O tempo para gostar de ler e o momento deleite”, foi lido a
fábula da Menina do leite”, que tinha como moral, fazer planos e coloca-los em
ação. No outro momento, foi apresentado um texto onde a vagal “I” foi posto em
evidência, para que os alunos escrevessem no caderno, para depois usarem como
exercício de fixação, circulando a vogal “I”.
Ao termino da aula de português e todas as indagações
e perguntas foram respondidas e outras palavras escritas no quadro, ditadas
pelo alunos, contendo a letra “i”, foi dado a aula de matemática, onde os
alunos fizeram o reconhecimento dos numerais 3 e 4, usando os próprios alunos
como explanação, fazendo a junção em conjuntos de três e quatro, para em
seguida fazermos uma atividade na folha.
Neste dia estava programado uma aula
de história, com a tema “Quem é você”, mais infelizmente não deu tempo, ficando
para a aula do dia seguinte.
A aula do dia 27 de março, também
teve início as oito horas matutinas, com a presença de 14 alunos, Já que uma
das meninas estava doente. Neste dia, iniciamos os trabalhos com a rotina. “O
tempo para gostar de ler e o momento deleite, foi introduzido com mais uma
fábula de Monteiro Lobato, que tinha como título, “A formiguinha má”, que levou
a reflexão do que se fazer quando jugamos o comportamento do semelhante,
perante as ações.
Iniciamos a
aula de matemática, onde os alunos farão levados ao reconhecimento dos numerais
5 e 6, onde foi usado os próprios alunos como explanação formando alguns conjuntos,
para depois usarmos como estratégias, para fazermos uma atividade na folha.
Em seguida iniciou-se a aula de história, onde o assunto
principal foi a diferenciação de gêneros pelos alunos na sala, desenhando o seu
tipo de gênero e socializando com os colegas o seu desenho. Depois do trabalho
concluído foi explicado será como seria a tarefa de fixação dos assuntos em
casa.
O conteúdo de língua portuguesa não foi explanado por
que não houve tempo necessário para a sua execução.
Nesta segunda semana que se iniciou dia 31 de março e
teve seu termino dia 04 de abril do corrente mês, continuei com os conteúdos de
língua portuguesa, sobre encontros vocálicos, para que os alunos conhecessem as
variadas opções de encontro dessa letras: as vogais, onde apresentei
primeiramente um texto focando na letra U, e sequenciando com o encontro de
vogais, onde eles copiaram um pequeno texto contendo o assunto para em seguida
destacarem os encontros vocálicos com lápis de cores diferentes para cada
silaba encontras na folha de atividade.
Introduzi também, as consoantes, para dar suporte o
conteúdo das letras do alfabeto, que será trabalhado durante a semana que
seguirá, com um subtema: de olho nas palavras.
Durante toda a semana, a arte dentro da matemática,
foi muito usada, com objetivo de reconhecer as formas geométricas, as cores
primárias, a lateralidade, sempre questionando sobre esses temas abordados,
para então iniciarmos uma atividade dentro dessa perspectiva, que consiste em
construir um pequeno livro, a partir das orientações do professor. Neste livros
estão presentes as formas geométricas, as cores e as posições (lateralidades).
Tudo objetivado.
Ao termino do livro, os alunos viram como estavam
subdividido cada parte, e que ele possuía vários assuntos num só livro, sempre
questionado pelo professor, para então levar a essa descoberta.
Foi em matemática dessa semana, que usamos a
matemática do dia a dia, estudando as noções de grandezas. Eles teria de
reconhecer essas grandezas. Usei ele
próprios na primeira atividade que foram medidos para perceberem quem são os
maiores e os menores alunos da salas e seus materiais escolares. O conteúdo
será dado continuidade na próxima semana, com o peso.
Na Aula de educação física, os alunos foram levados
para a quadra de esporte da comunidade, para a recreação deste dia. Fizemos a
dinâmica do “dragão e o rabinho, uma brincadeira muito divertida, que tinha
como objetivo, desenvolver a agilidade, a força, o poder de estratégia, já que
os alunos teriam de acertar o rabinho do dragão que era uma criança atrás da
outras, procurando uma maneira de sai da defesa da criança que fazia o dragão.
Foi muito dinâmico, e eles ficaram muito afoitos. Depois da brincadeira
orientada, ele fizeram a brincadeira livre, ele escolheram qual a brincadeira
fariam naquele momento, por um período de 15 minutos.
Na aula de Ciência e história, foi trabalhado, a
Identidade do aluno e a relação com seus amigos, quem ele era, como era seu
nome, quem escolheu seu nome e seu documentos. Com objetivo de estimular a
autoestima, o conhecimento de sua história, de seu nome, e se eles já estavam
fazendo parte da nação, com seus documentos. Aproveitei o assunto e trabalhei o
autoconhecimento, se ele se identificavam quanto a seu gênero, sua raça
(questão da cor da pele), sua localização perante sua comunidade.
A semana foi muito prazerosa. O rendimento foi
proveitoso.
Eles se envolveram nas atividade, principalmente as
que ele opinariam nas resposta, contribuindo para o conhecimento mútuo.
A única dificuldade visível foi a falta de material
essencial para a efetuação de algumas tarefa, mas que a reciclagem de outros
materiais, deu pra subsidiar com tranquilidade as atividade.
Mas teve o êxito da chegada de alguns livros
didáticos, que facilitou muito nas atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário