segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ENSINO DE GRÁFICOS

ENSINO DE GRÁFICOS

As habilidades de leitura e construção das representações gráficas parece ser um meio particularmente privilegiado para participar da era da comunicação, por terem organizações lógicas, prendendo-se a essência, permitindo a leitura, com economia de tempo. Contudo, desvendar a relação entre sujeito e objeto nas produções e leitura de gráficos.

No ensino da geografia a linguagem gráfica deve ser incluída, ao lado de outras linguagens não-verbais, viabilizando à leitura de mundo, Buscando a autonomia, para acessar informações e concluirmos um pensamento próprio. Já que segundo Ricupero (1995), “Ser informado é ser livre. [...] Ser livre é poder escolher, é preciso ter informações [...].
É preciso incentivar as escolas buscar uma autonomia circunstancial que favoreçam reflexões, pensamento crítico, criatividade, proposta de mudança, tomada de decisões. Pois, “decidir é escolher, e escolher é, de início, informar-se” (Bertin, 1986).
O gráfico possibilita leitura imediata, pois o mesmo é visual, organizado de forma lógica, prendendo-se à essência. É uma linguagem universal, permitindo ver informações.
Bertin diz que uma imagem venha a falar, ou seja, comunicar-se, é preciso que haja interação entre o produtor e o leitor com o gráfico. E sugere também que tentemos diferentes ordenações e agrupamentos, até conseguir uma imagem que “fale”.
Bertin e Piaget, concordam que os alunos precisam vê, ler e agir, sobre o objeto. Especificamente, Bertin nos fala, que, que o Objeto precisa “falar”, para ser visto, lido e entendido e Piaget, diz que o sujeito precisa agir sobre o Objeto para desvendá-lo em sua estrutura e assimilá-lo.
Os estudos teóricos sobre a estrutura do sujeito e do objeto somados às análises das investigações de campo, mostram a necessidade de um trabalho de orientação para a produção, leitura e compreensão dessa linguagem com aluno.
Bertin propõe uma gramática gráfica, usando a lógica na seleção das variáveis visuais, mantendo a coerência na relação entre dados, facilitando sua compreensão entre os alunos, e a utilize na elaboração de gráficos. Ele defende também a necessidade de ama aprendizagem específica, pois tanto quem elabora quanto quem lê, precisa conhecer a gramática gráfica.
O sujeito dessa interação, percorre por várias caminhos, para a continuidade de investigação, como:
·         Trabalho para o ciclos iniciais do ensino fundamental;
·         Estudos que considere trabalhos introduzindo gráficos com modalidade de recursos informatizados;
·         Divulgação de trabalhos;
·         Ênfase na função pedagógica das representações gráficas;
·         Análise sistemática dos documentos cartográficos.
Esses elementos metodológicos facilitará o trabalho do professor, na utilização de gráficos de forma eficaz.




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