terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Refletir sobre a própria prática

SABER REFLETIR SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA: OBJETIVO CENTRAL DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES?
      O ato de refletir sobre a prática é tão natural e propício ao profissional da educação, que se é comparado ao ato de respirar, livre e inconsciente.
      É verdade que os futuros professores precisam menos de uma formação profissional para aprender a pensar, pois suas experiências anteriores já se encarregaram disso, com sua postura numa prática reflexiva que sejam a base de uma análise metodológica, regular, instrumentalizada, serena e causadora de efeitos.
      Mas para que isso realmente aconteça, temos que defini uma visão de oficio para a reflexão, que abranja e compense a superficialidade da formação, fornecendo o acumulo de saberes e experiências, propiciando uma evolução que assuma uma responsabilidade política e ética, na complexidade das tarefas impossíveis, trabalhando em si mesmo, e na alteridade do aprendiz, para o aumento da cooperação e capacidade de inovação.
      Um maior conhecimento da cultura aumentaria a capacidade de improvisação, observação, planejamento e trabalho a partir dos erros e obstáculos encontrados dos alunos, numa margem significativa de saberes, pois nunca é inútil saber mais.

      Uma prática reflexiva não é apenas uma competência a serviço dos interesses do professor, é uma expressão de consciência profissional. Os professores que só refletem por necessidade e que abandonam o processo de questionamento quando se sentem seguros, não são profissionais reflexivos. 

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