SABER REFLETIR SOBRE A PRÓPRIA
PRÁTICA: OBJETIVO CENTRAL DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES?
O ato de refletir sobre a prática é tão
natural e propício ao profissional da educação, que se é comparado ao ato de
respirar, livre e inconsciente.
É verdade que os futuros professores
precisam menos de uma formação profissional para aprender a pensar, pois suas
experiências anteriores já se encarregaram disso, com sua postura numa prática
reflexiva que sejam a base de uma análise metodológica, regular,
instrumentalizada, serena e causadora de efeitos.
Mas para que isso realmente aconteça,
temos que defini uma visão de oficio para a reflexão, que abranja e compense a
superficialidade da formação, fornecendo o acumulo de saberes e experiências,
propiciando uma evolução que assuma uma responsabilidade política e ética, na
complexidade das tarefas impossíveis, trabalhando em si mesmo, e na alteridade
do aprendiz, para o aumento da cooperação e capacidade de inovação.
Um maior conhecimento da cultura
aumentaria a capacidade de improvisação, observação, planejamento e trabalho a
partir dos erros e obstáculos encontrados dos alunos, numa margem significativa
de saberes, pois nunca é inútil saber mais.
Uma prática reflexiva não é apenas uma
competência a serviço dos interesses do professor, é uma expressão de
consciência profissional. Os professores que só refletem por necessidade e que
abandonam o processo de questionamento quando se sentem seguros, não são
profissionais reflexivos.
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