quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

“O SENTIDO DA ESCOLA”

                       

             Neste trabalho enfocaremos as diversidades profissionais na área do magistério, com finalidade de demonstrar que todos nós temos diferenças físicas, morais, sociais e que podemos abrigar sentimentos semelhantes e às vezes contraditórios para com a nossa profissão e a vida.
Nesta dramatização mostraremos a relação que cada profissional da educação tem com sigo mesmo e o que pensa sobre sua prática reflexiva, já que exploraremos a varia gerações de professores, avós, mães, filhas, netas, amigas, levando em conta as experiências que cada uma tem e teve na sua contribuição com a formação de indivíduos, e conscientização de construir um mundo em que caibam todos, indiferente da sua posição na sociedade.
            Nós, os profissionais da educação ficaram sempre preocupados com os outros, e esquecemos-nos de olhar para nós mesmos, e ficamos a mercê da escola e do ensino, e não nos classificamos como pessoas e que temos que nos zelar para que as estatísticas não cheguem a nossa realidade. Professores afastados por motivos de saúde, já que nos é mostrado à realidade de que na sua maioria os professores tem alguns problemas psicológicos, fisiológicos por acumular trabalho. Pois se tivermos apenas um trabalho, não somos capazes de viver com dignidade.
          Mostraremos as várias faces do professor, aquele já aposentado, com muita carga de experiência na área, e já com saudade da sua vida na escola. O que acredita na educação seja ela como for. O que valoriza a educação, mas enfrenta algumas dificuldades para a realização do trabalho, outro que trabalha, mas se queixa da carga horária e do salário. O outro que sempre quis ser professor independentemente como isso se propagará, e finalmente o que não está muito preocupado com a educação, tem seu mundo a seu mestre.





   PEÇA TEATRAL SOBRE “O SENTIDO DA ESCOLA”

1- AVÓ ( Rogério): Oh meu Deus como estou cansada. Trabalhei a vida toda nesta escola, onde se passaram meus filhos, irmãos, netos e amigos.
Hoje estou aposentada como professora e a cada dia que passa fico sozinha, e ninguém mais vem me ver e conversar comigo. Sinto muita falta de meu tempo de professora, como eu queria voltar aquele tempo e ensinar tudo que não ensinei.

2- PROFESSORA 1 ( Nelma):  Eu trabalho em uma escola pública e acredito que ela possa se de qualidade. Me esforço ao máximo, sou dinâmica , responsável, gosto do que faço, não trabalho apenas pelo dinheiro e sim por amor a educação, pois acredito que o futuro do meu país está nas mãos daqueles que se empenham para desenvolver seu papel de um verdadeiro educador.

3- PROFESSORA 2 ( Elizete): Mim espelho em minha mãe. Que sempre me ensinou que um escola de qualidade é possível, quando o nosso sistema educacional deixa de ser uma caixa preta que começa a oferecer resultados a sociedade. Reflito sobre minhas práticas e sei que posso traçar meu perfil numa escola ideal meu tempo e no meu espaço.

4- PROFESSORA 3 ( IRENE): Oh Maria das Dores, quantas dores em minha vida, mãe de cinco filhos e grávida de novo. Trabalhando 40 horas no interior e ainda tenho que cursar a faculdade. Na verdade eu não sei o que estou fazendo da minha vida, por que não tenho tempo para filhos, para mim, e pior pra meus alunos. A minha sorte  é meu computador que me ajuda muito. O salário misericórdia, não dar pra nada.
Eu tenho mesmo é que arranjar um jeito de trabalhar pouco e ganhar mais.

5- PROFESSORA 4( KLÉBIA): Minha vida não é fácil, nem difícil, trabalho numa escola pública que não oferece meios para que eu faça um bom trabalho, mas eu tenho certeza que um dia ela vai melhorar. Estou muito angustiada com esse salário tão baixo, mais como meus gastos são poucos, vou levado. Queria que todos os professores fossem iguais a mim.

6- PROFESSORA 5( CELSO):  Que vida fácil, a minha, nasce linda, inteligente, astuta e ainda trabalho numa escola publica. Lá eu não trabalho muito, afinal é publica, num to nem aí, se os alunos aprendam, o que eu quero é ganhar dinheiro, oh e receber meus Money no final do mês pra mim produzir toda e ir pras baladas, no final de semana. Tô saindo com um gatinho lindo do terceiro ano médio, vou ensinar muito a ele como se  beber leitinho num pires.
Não to nem aí pra escola, meu salário é mais curto que a extensão do mês. Buscar uma escola de qualidade, quem sabe! Quando ficar mais velha , pois agora eu quero é curtir.
Mas é isso mesmo que é o melhor pra mim e pro meu país? È assim mesmo que todos os meus problemas serão resolvidos.
7- AVÓ:  Minha amiga, acho que não, até entendo que você queira sair, curtir, afinal, sua juventude lhe proporciona isso, mas a vida não é só curtição,há responsabilidades e você tem uma, você escolheu uma profissão admirável , justa, integra, não jogue fora sua escolha.

8- PROFESSORA 5( CELSO): Mas não foi minha escolha, só tinha isso pra fazer.
9- AVÓ( ROGÉRIO): Sim, mas você escolheu! E se escolheu por que não zelar por ela? Eu já estou velha, mas acredito na educação e na pública, aquela que é dirigida para pessoas mau favorecidas. Num ensino onde os alunos aprendam ao sair de casa até o voltar.

10- PROFESSORA 1( NELMA): Desculpe interromper a conversa, mas, a nossa educação, é coisa enigmático, temos que decifrar-la para começar num processo sistemático educacional vigente para a reprodução nos nossos afazeres cotidianos.

 11- PROFESSORE 5 ( CELSO): E..., pra eu decifrar?, só o que está nos livros de matemática, aquelas contas horríveis que eu tenho que estudar pra aplicar.

12- AVÓ(ROGÉRIO): Eu fui professora primário, muitos anos, tanto que sou reconhecida por mais de uma geração, tenho muitas história no meu baú de memórias, volta e meio estou de volta a escola, só que agora como pesquisadora, e tenho muitas lembranças  compartilhadas com amigos professores e as minha próprias.
13- PROFESSORA 3( IRENE):Sem querer me meter, mais já se metendo, no papo,não tenho tempo pra nada, mas tenho a consciência que os saberes articulados podem ser definidos como uma categoria organizada  de conhecimentos, e é isso que todas nós temos, conhecimento. Conhecimento científica, no que diz respeito a diversidade dos domínios, afinal encontramos alunos de várias formas, e na especialização do trabalho. Cada um trabalha de seu jeito.

14- PROFESSORA 4(KLÉBIA): E..,Professor junto! Estão falando em educação. Como eu também sou professora vou entrar na conversa. O que nós realmente precisamos é de ter um bela conversação  sobre a escola, sobre a vida e sobre certas maneiras de criar conhecimentos, que é aquele pelo qual nós todos criamos. Conhecimentos  do nosso cotidiano e assim podemos atravessar fronteiras e descobrir mais uma vez a complexidade do, não podemos ficar apegados ao nosso pequeno mundinho, num é isso?
15- PROFESSORA 2(ELIZETE): É isso mesmo, concordo.temos que tecer mudanças,quando se tem mudanças , há uma verdadeira revolução , transformação que me levam a perceber que precisamos romper limites espaciais e temporários, na busca de novos mundo.

16- PROFESSORA 4 (KLÉBIA): É isso mesmo que eu estava falando. De um novo olhar para tecer um conhecimento em rede, interligado, associado.

17- PROFESSOR 1( NELMA): E tudo isso aí, só será possível se buscarmos discutir discussões dentro de uma visão do conhecimento como redes de significados, não adianta fazer por fazer, tem quer significar algo ou alguma coisa, as questões envolvidas na prática do currículo em uma experiência concreta na arte de dizer e escrever sobre a arte de fazer.


18- PROFESSORA 5 (CELSO): E..., que tanto sonho, olhe continuem aí sonhando, por que eu vou pra balada e pra esse tipo de educação certinha aí que vocês querem..., Tô nem aí, to nem aí, pode sonhar com suas mudanças que eu não to nem aí.






Nenhum comentário:

Postar um comentário